Cultura

75 grupos do Cuito disputam as vagas do desfile provincial

Xavier Candumba | Cuito e José Chaves | Andulo

Um total de 75 grupos carnavalescos, 37 da classe adultos e 38 da classe infantil, estão inscritos para desfilarem na edição 2019 do Carnaval no município do Cuito, no próximo dia 22, no Largo da Solidariedade, naquela cidade, no qual são apurados os que participam no acto provincial, a decorrer no dia 5 de Março, no mesmo local.

Grupos no Bié preparam-se para os desfiles municipais
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

As propostas dos valores dos prémios para os vencedores, não avançados à im-prensa,  foram apresentadas na terça-feira, na cidade do Cuito, pelo chefe de departamento do gabinete provincial da Cultura, Isaac dos Santos, durante um encontro com os representantes dos grupos carnavalescos.
O encontro serviu também para a discussão de  questões relacionadas com a origem do Carnaval e a sua importância. Na ocasião, Isaac dos Santos apelou aos responsáveis dos grupos carnavalescos a obedecerem às normas, que têm como objectivos o resgate dos valores e promover as manifestações culturais do Carnaval.
À margem do encontro, foi realizada uma palestra com o tema “A origem do Carnaval”, proferida por Venceslau Casese, que afirmou que “faz parte da tradição indo-europeia e tem a  origem na Europa”.
O vice-governador do Bié para o sector Social, Carlos da Silva, que participou no encontro, apelou à sociedade civil e membros do Governo local que se associam à festa, que visa o resgate dos valores culturais.
O governante afirmou ser necessário fazer uma profunda reflexão sobre o Carnaval e os valores a serem resgatados, embora se pretenda em cada edição modernizar, inovar e  contextualizar esta manifestação cultural do povo.
Carlos da Silva afirmou ser fundamental que a essência do Carnaval não seja adulterada e os seus valores não  destruídos com o apaixonante mundo da globalização. "Temos a obrigação moral de mantê-los vivos, firmes e preservados.”

Desfile no Andulo
Competitividade e entrega é o que se espera dos 20 grupos carnavalescos, das classes A e infantil, do município do Andulo, que disputam no próximo dia 22, às 10h00, no Largo 4 de Fevereiro, o apuramento para o desfile provincial do Carnaval no Bié.
Apenas quatro grupos,  dois de cada classe, se apuram para o acto provincial que se realiza no dia 5 de Março, às 10h00, no Largo da Solidariedade, na cidade do Cuito. Tanto na classe dos adultos, como nos infantis concorrem dez grupos cada. A festa carnavalesca na província do Bié começa no próximo dia 17 com o desfile do Carnaval de Rua, seguindo-se de bailes a partir do dia seguinte. Os ensaios dos grupos começaram na semana passada.

Tempo

Multimédia