A Luanda antiga na Chá de Caxinde

Mário Cohen |
21 de Abril, 2016

Fotografia: Paulino Damião

Uma exposição fotográfica que retrata a cidade de Luanda Antiga, com destaque para a vista aérea da baixa luandense em1938, na localização do Nacional Cine Teatro, ainda sem a existência do largo da Mutamba e da sua ligação com o largo Serpa Pinto, hoje Amílcar Cabral, está patente até ao próximo dia 28 na sala de leitura Gabriela Antunes, da Associação Chá de Caxinde.

Inaugurada na noite de terça-feira, no âmbito do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, a exposição reúne um conjunto de 17 fotografias que espelham a evolução do edifício do Cine Teatro Nacional, classificado como património histórico-cultural em 27 de Setembro de 1994.
Na foto sobre a vista aérea da Baixa de Luanda é possível divisar o Caminho-de-Ferro de Angola (CFA), desde a Estação do Bungo, à Câmara Municipal de Luanda (CML), a Estação da cidade Alta, a avenida Marginal sem o paredão até à ponta da Mãe Isabel, a Igreja Metodista, entre outros pontos.
O destaque da exposição é o Nacional Cine Teatro, interditado para espectáculos pelas autoridades angolanas por motivos de segurança, já que o edifício apresenta fissuras na sua estrutura.
Com o objectivo de “Unir pela Cultura” as pessoas que defendem a herança, orgulho, identidade e responsabilidade do património histórico-cultural nacional, a Associação Chá de Caxinde pretende com a iniciativa sensibilizar a sociedade para a necessidade da recuperação da sala de espectáculos, sendo a única construída especificamente para albergar companhias de teatro na cidade de Luanda.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA