Cultura

A saga Harry Potter completa vinte anos

A escritora britânica J.K. Rowling publicou, há 20 anos, em 26 de Junho de 1997, o primeiro volume de Harry Potter, depois da rejeição de dez editoras. Poucos livros podem ser comparados em termos de popularidade.

Fotografia: Alberto Rodriguez | AFP

O livro intitulava-se "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e foi seguido por mais seis livros, oito filmes, uma peça de teatro, parques temáticos, um percurso turístico na Escócia, uma exposição permanente em Londres e inúmeros objectos de marketing sobre o jovem bruxo.
A autora nasceu em 31 de Julho de 1965 em Chipping Sodhury, no oeste da Inglaterra, numa família modesta, Joanne Kathleen Rowling estudou francês na Universidade de Exeter.
Depois mudou-se para Portugal para dar aulas de inglês e lá começou a escrever as aventuras de Harry Potter. Em 1992  teve a sua primeira filha, Jessica, e em 1995  regressou ao seu país para se instalar em Edimburgo, na Escócia, onde recorreu a ajudas sociais para sobreviver. Acabou o livro e encontrou uma editora, a Bloomsbury, em Agosto de 1996.

Tempo

Multimédia