Aberta a corrida ao Ouro


13 de Agosto, 2014

O cineasta francês François Ozon e o dinamarquês Bille August disputam a Concha de Ouro, prémio máximo da 62ª edição do Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, que se realiza de 19 a 27 de Setembro.

Bille August, vencedor do Óscar de filme estrangeiro em 1989 com “Pelle, o conquistador”, está na mostra oficial com “Silent heart”, um drama familiar, anunciou a organização. François Ozon, vencedor do Festival espanhol há dois anos, com “Dentro de casa”, volta a competir em San Sebastián com “Une nouvelle amie”, onde narra a história de duas amigas de infância, na qual uma, pouco antes de morrer, faz a outra prometer que vai cuidar do seu bebé e do marido.
Outro filme importante da mostra é “The drop”, realizado por Michaël Roskam, a última longa-metragem do actor americano James Gandolfini, que morreu em 2013, sobre as diversas facetas do mundo do crime organizado.
A realizadora francesa Mia Hansen-Love leva para San Sebastián o filme “Eden”, que narra a vida nocturna em Paris durante o auge da música electrónica nos anos 1990. “Haemu”, sobre um pesqueiro que tenta transportar imigrantes ilegais, uma situação que acaba em catástrofe, é a proposta da Coreia do Sul. O austríaco Michael Sturminger apresenta “Casanova variations”, uma revisão do mito de Casanova, num filme protagonizado por John Malkovich.
Outro filme da mostra competitiva é “Phoenix”, do alemão Christian Petzold, vencedor do Urso de Prata de melhor realizador do Festival de Berlim, em 2012, com “Barbara”. O filme, protagonizado por Nina Hoss, conta a história de uma cantora enviada para um campo de concentração, do qual retorna desfigurada.
“O protector”, com Denzel Washington e realizado por Antoine Fuqua, abre, fora da competição, o Festival. A Espanha está representada com “La isla mínima”, de Alberto Rodríguez, “Magical girl”, de Carlos Vermut, e “Loreak”, de Jon Garaño e Jose Mari Goenaga. O Festival anuncia os últimos filmes concorrentes na próxima semana.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA