Aberta exposição da Palanca Negra

Roque Silva|
13 de Outubro, 2014

Fotografia: Cedida pela organização

Um total de 14 esculturas de Palancas personalizadas, pertencentes ao projecto “Palanca Parade”, estão expostas até a próxima sexta-feira, no interior e salas de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda.

De acordo com o porta-voz do projecto, as peças de arte urbana baseiam-se na cultura, arte, ambiente e responsabilidade social e a exposição tem como propósito chamar a atenção do público para lutar contra a extinção do animal na província de Malanje.
Miguel Matias revelou que o projecto pretende valorizar a arte angolana, proporcionando uma forma de entretenimento e democratização da cultura e visa manifestar preocupação em relação à preservação da espécie para se evitar uma possível extinção. “Nós os angolanos devemos ter a noção que já se faz grandes trabalhos artísticos e originais no nosso país que usam a ficção para defender preceitos e chamar a atenção da sociedade angolana sobre futuros problemas, como é o caso do desaparecimento da Palanca Negra”, disse. Palanca Parade, disse, também tem uma responsabilidade social, porquanto tem, igualmente, por finalidade, angariar apoios para crianças desfavorecidas que precisam de pequenas cirurgias para corrigir deficiências físicas.
A intenção, referiu, é mostrar a qualidade dos artistas angolanos aos amantes das artes nacionais e turistas estrangeiros que diariamente embarcam e desembarcam no Aeroporto em Luanda, e assim convivem com a imagem deste símbolo excepcional do universo, que é a Palanca Negra.
A cultura angolana deve estar ao alcance de todos, frisou, por isso apresentamos uma das maiores figuras da cultura nacional de forma artística para despertar as mais variadas interpretações à sua volta.
As peças fazem parte de um total de 45 criações, trabalhadas por artistas plásticos nacionais de renome internacional, com destaque para Guilherme Mampuya, Álvaro Macieira, Daniela Ribeiro, Benjamin Sabbi e Binel de Hyrcan.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA