Aberto terceiro curso de biblioteconomia


16 de Maio, 2016

A Biblioteca Nacional de Angola realiza a partir de hoje, nas suas instalações em Luanda, o terceiro Curso de Capacitação Profissional em Biblioteconomia e conta com a participação de técnicos de várias instituições públicas.

A cerimónia de abertura formal decorreu na sexta-feira, tendo o consultor do Ministério da Cultura, António Costa, afirmado que a criação de uma rede pública de bibliotecas municipais, escolares e especializadas seria inviável se este objectivo não estivesse associado a um programa de formação de recursos humanos. Por isso, António Costa, em representação do Secretário de Estado da Cultura, Cornélio Caley, adiantou que a capacitação profissional é um elemento determinante para a materialização da política cultural.
O curso tem a duração de um mês e de acordo com o responsável reflecte o empenho do Executivo na valorização das bibliotecas, vista como uma das variáveis estratégicas na construção da paz e do desenvolvimento económico e de bem-estar social. Trata-se de um amplo programa no qual está inserida a expansão da Biblioteca Nacional e a criação de um sistema de bibliotecas públicas, para o enriquecimento cultural da população.
“Uma biblioteca tem como missão a aquisição, conservação, tratamento de livros e diversa documentação para a sua formatação e disponibilidade ao público. Este acervo bibliotecário necessita de um tratamento específico e de conhecimento especializado, daí a importância desta formação”, justificou.      

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA