Cultura

Acácias Fest termina amanhã em Benguela

A primeira edição do Acácias Fest, inaugurado na quarta-feira, termina amanhã em Benguela, no Museu Nacional de Arqueologia, para celebrar as tradições históricas e culturais da cidade. 

Conjunto Angola 70 actua na primeira edição do Acácias Fest
Fotografia: DR

O evento promovido pela cervejeira Soba Catumbela oferece aos visitantes inúmeros atractivos culturais, como exposição de olaria e cestaria, fotografia, reciclagem criativa para crianças, artes plásticas, lançamento de livros, teatro de rua, concertos de bandas e artistas individuais, além de seminários. 
Ao apresentar o programa à imprensa, Jorge Arrulo, director comercial da empresa promotora do certame, apontou como principal objectivo a promoção da cultura benguelense com a participação de artistas de várias áreas.
O incentivo ao reencontro dos benguelenses com as suas tradições culturais, durante as festas da cidade das Acácias Rubras, é outro propósito do evento.  A organização da iniciativa tem como expectativa atrair mais de seis mil pessoas, entre habitantes e turistas.
Jorge Arrulo enquadrou a realização deste certame na responsabilidade social da empresa, motivada pelas celebrações dos 401 anos da cidade de Benguela, que se assinalam hoje, 17 de Maio.
A artista plástica Carla Peairo apresenta no Acácias Fest uma exposição intitulada “Ndityuaka kondjo” (Regresso a casa), na qual partilha com o público algumas das obras que desvendam 33 anos de carreira, divididos entre Angola e o estrangeiro.
O ponto mais alto da abertura oficial do Acácias Fest foi o lançamento do livro “Palavras Sentidas à Madrugada”, de Rosa Santos, a exibição de teatro de rua e os concertos de Ndaka Yo Wini, Madalena Kassapi e Katiliana.
O evento conta com outros atractivos, com destaque para a actuação do conjunto Angola 70,  com Botto Trindade, Carlitos Timóteo, Zé Mueleputo e Luís Kandjimbo. Também está prevista a actuação de Zé Beato, Sanjambela, Toto e Dji Tafinha, Elisabeth Ventura, Duc e Niiko e Rui Orlando.


Tempo

Multimédia