Cultura

Academia de Letras tem novos membros

Mário Cohen |

Fátima Viegas, Filipe Zau e  Albino Carlos são desde ontem novos membros efectivos da Academia Angolana de Letras (AAL).
O acto de admissão decorreu ontem à tarde no Memorial Doutor António Agostinho Neto, em Luanda, durante a celebração do primeiro  aniversário da proclamação da associação, assinalado a 15 de Setembro.

Novos membros da Academia Angolana de Letras
Fotografia: Mota Ambrósio | Edições Novembro

A oração de sapiência dos novos membros foi orientada pelos presidentes do Conselho de Administração da Academia, Boaventura Cardoso, e da Mesa da Assembleia-geral, Artur Pestana “Pepetela”.
Com as três admissões de ontem, a Academia Angolana de Letras passa a contar com 45 membros efectivos. Pepetela fez a entrega do medalhão de membro da AAL a Fátima Veigas e Boaventura Cardoso colocou o medalhão a Filipe Zau, enquanto Albino Carlos recebeu o medalhão do vice-presidente da Academia, Luís Kandjimbo.
A deputada Luísa Damião fez a entrega de diplomas de mérito a Fátima Veigas. Filipe Zau recebeu o diploma de mérito das mãos da também deputada Miraldina Jamba e fez a entrega do diploma a Albino Carlos o presidente do Conselho Fiscal da Academia, Paulo de Carvalho.
O presidente da Mesa Assembleia-geral da AAL, Artur Pestana “Pepetela”  reconheceu que um ano passou desde a proclamação da Academia  e haverá, certamente, quem se mostre impaciente pelo facto de o balanço de actividades não ser o esperado.
“Devemos considerar que o primeiro ano é sempre para nos situarmos e irmos fazendo aquele trabalho pouco visível de organização e de procurar meios para a prossecução dos objectivos plasmados no plano de actividades que aprovámos aquando da proclamação”, acrescentou.
Pepetela realçou que a falta de meios a todos os níveis e para todos os propósitos no país também afectou as actividades da Academia. “Nascemos num momento difícil e uma associação como a nossa só pode em princípio afirmar-se se tiver apoios institucionais e patrocinadores benévolos”, disse.

Tempo

Multimédia