Cultura

Académicos participam em debate

Francisco Pedro

A ensaísta brasileira Rita Chaves e o investigador moçambicano José Luís Cabaço são os convidados do debate “Puxa-palavra”, às 18h00 de hoje, que decorre todas as quintas-feiras no Centro Cultural Brasil-Angola, em Luanda.

José Luís Cabaço, participante da luta de libertação de Moçambique, vai ser entrevistado pela investigado-ra brasileira Rita Chaves, actualmente coordenadora do sector de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Pau-lo, Brasil.
Aberto ao público, o “Puxa-palavra” tem a duração de uma hora e 20 minutos e consta das actividades paralelas da exposição itinerante “A Língua Portuguesa em Nós”, patente no CCBA durante dois meses, encerrando a 24 de Agosto. Vários artistas já passaram pelo “Puxa-palavra”, entre os quais o cantor Ndaka Yo Wiñi, que na semana passada foi entrevistado pelo promotor cultural norte-americano James Jabir Titelman, residente em Luanda.
Amanhã, às 11h00, as brasileiras Rita Chaves e Andrea Muraro participam num debate denominado “Conversa entre Mulheres”, com a participação das professoras universitárias angolanas Cristina Pinto, Cesaltina Abreu e  Stella Constantina.
Às 12h30, têm início as sessões de cinema “Curtas ao Almoço”, com a projecção do filme “Fractais Sertanejos”, que descreve a história de um operário da construção civil que se torna artista depois de uma prolongada doença. Ele esculpe obras abstractas que denomina “Tudo e Nada”, semelhantes aos fractais estudados na física e matemática do caos.
O filme tem a duração de 19 minutos e está classificado para maiores de 12 anos de idade. Às 13h00, é exibido “Samba de Quadra”,  sobre o samba caipira paulista, que sobrevive na cidade de Quadra, a 154 quilómetros de São Paulo, na casa de João do Ditão, líder de um dos únicos grupos remanescentes. Às 15h00,  o grupo infantil “Malta da Paz e da Alegria” sobe ao palco para apresentar  danças, músicas e animação humorística sobre os 10 Direitos da Criança e dos 11 Compromissos com a Criança.
À noite, para encerrar, vários cantores e declamadores participam no “Grande Slam - Encontro”, entre os quais Áurea Cadete, António Paciência, Bel Neto, Bona Ska, Delmira Dinis, Fábio da Silva, Fernando Carlos, Elisângela Rita, Lukeny Bamba Fortunato, Kool Klever e Nadine Morais.

Tempo

Multimédia