Acção formativa sobre bibliotecas encerra no Sumbe

Manuel Tomás | Sumbe *
16 de Janeiro, 2015

Trabalhadores de instituições públicas e privadas ligadas ao serviço de bibliotecas do Cuanza Sul terminam hoje, no Sumbe, uma acção de formação de cinco dias sobre biblioteconomia promovida pela Direcção Provincial da Cultura.

Os 30 participantes actualizam os conhecimentos sobre origem, conceito, tipologia, funções de bibliotecas nacionais públicas e escolares, livros e catalogação.
O director da Cultura definiu biblioteconimia como “um sistema de informação” e afirmou que a iniciativa se realizava por determinação uma das orientações do Ministério do sector.
Manuel da Silva referiu que a formação se destinava a munir os formandos de “conhecimentos científicos modernos” indispensáveis a quem trabalha na área e à gestão das bibliotecas.
Também declarou que esta “é a primeira de várias acções formação” e que “o desempenho do funcionário público depende em grande medida da formação profissional”.
A formação é subordinada ao tema “A Cultura Fortalece a Nação, Mais Cultura Mais Angola”e decorre nas instalações da Biblioteca Provincial, cujo director, Nolasco Rosário, é o formador.

Mediateca provincial


A Mediateca do Cuanza Sul, construída no Sumbe, começa a funcionar nos próximos dias, confirmou o director da Biblioteca Provincial. Nolasco Rosário recordou que a Biblioteca Municipal do Sumbe está inoperante porque o edifício onde está instalada precisa de obras de reabilitação.
 As bibliotecas municipais do Libolo e da Cela, disse, estão em funcionamento, mas os acervos são insuficientes. “É uma dificuldade que deve ser superada urgentemente”, destacou.

*Com Angop

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA