Actor Denzel Washington homenageado em festival


26 de Julho, 2014

Fotografia: DR

O actor Denzel Washington abre com o filme “O protector” o Festival Internacional de Cinema de San Sebastian, em Espanha, onde recebe no dia 19 de Setembro, o prémio de honra Donostia, pelo conjunto da sua carreira.

O filme, realizado por Antoine Fuqua, inaugura a secção oficial do Festival e o actor recebe a distinção na cerimónia de inauguração da competição, que dura até ao dia 27 de Setembro.
O actor, de 59 anos, vive no filme um ex-agente secreto encarregado de proteger uma garota, interpretada pela actriz Chloë Grace Moretz, da máfia russa. “O protector” é baseado numa série norte-americana dos anos 1980, protagonizada pelo actor britânico Edward Woodward.
Filho de um pastor protestante e de uma esteticista, foi baptizado com o nome Denzel em homenagem ao médico homónimo que o fez nascer. O actor deu os primeiros passos na interpretação de papéis na universidade, enquanto estudava jornalismo. Na altura, decidiu fazer carreira como actor e tornar-se membro da American Conservatory Theatre. O salto para a televisão realizou-se em 1977, com o filme “Wilma”.
A sua estreia no cinema foi em 1981 com a comédia “Carbon Copy”, mas a popularidade veio através da sua encarnação do Dr. Philip Chandler numa série de televisão, papel que interpretou durante seis anos. A sua participação no filme de Norman Jewison, “A História do Soldado”, de 1984, e as suas performances em “Grito de Liberdade”, de 1987, graças ao qual recebeu a primeira nomeação ao Óscar de melhor actor secundário, ajudaram a sua carreira.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA