Actor Sean Penn distinguido


30 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

O actor, argumentista e realizador Sean Penn foi distinguido com um César de honra na 40ª cerimónia de entrega dos prémios da Academia Francesa das Artes e Técnicas do Cinema, que lhe é entregue em 20 de Fevereiro.

“Actor mítico, pessoa comprometida, realizador excepcional, Sean Penn é um símbolo no cinema norte-americano, uma lenda”, sublinha um comunicado da Academia.
Sean Penn, 54 anos, conquistou em 1997 o prémio de melhor actor no Festival de Cannes pela interpretação em “Loucos de Amor”, de Nick Cassavetes.
Nos Estados Unidos, o papel de um chefe de família endividado e desejou de vingança em “Sobre Meninos e Lobos”, de Clint Eastwood, valeu-lhe em 2004 o primeiro Óscar de melhor actor. Em 2009 foi-lhe atribuído o mesmo prémio pela interpretação de um político homossexual em “Milk: A Voz da Igualdade”, de Gus Van Sant.
Sean Justin Penn nasceu em17 de Agosto de 1960. É filho do realizador Leo Penn e da actriz Eileen Ryan e irmão do músico Michael Penn e do actor Chris Penn, já falecido. Foi um dos mais destacados opositores da invasão em 2003 do Iraque em 2003, que visitou algumas semanas antes de da operação militar nhorte-americana. Entre outros, realizou o filme “Into the Wild” (“O Lado Selvagem”), 2007, adaptação do livro com o mesmo título, de Jon Krakauer.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA