Actores de teatro em acampamento


17 de Agosto, 2016

O colectivo de Artes Nzoji Yeto  representa  a província do Uíge no Acampamento Nacional de Actores de Teatro a decorrer de 26 a 28 de Agosto na cidade de Menongue.

Em declarações ontem à Angop, o director do colectivo de Artes Nzoji Yeto, Domingos Nicolau, disse que o seu grupo está preparado para representar com dignidade a província na III edição do Acampamento de Actores.
O Acampamento Nacional de Actores é uma iniciativa do Colectivo de Artes Cénicas Mwene Mukuva do Cuando Cubango por ocasião das comemorações de mais um ano de sua  existência.
Segundo o responsável, o encontro, que reúne actores das 18 províncias, visa a troca de experiências entre os grupos, com o objectivo de melhorar a actividade cénica no país.
A valorização do actor local, incentivar mais pessoas a fazerem e a apreciarem o teatro, constam também dos objectivos do acampamento em que participarão 102 actores.
O colectivo de artes Nzoji Yeto realizou de 11 a 19 de Julho a 3.ª edição do Festival de Teatro do Uíge (Festeuige), em alusão aos 40 anos da Independência Nacional e do 98º aniversário da cidade do Uíge.
Participaram no festival, além dos grupos do Uíge, agremiações das províncias do Bengo, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Malanje, Benguela, Huíla e Luanda.
O Festeuige decorreu sob o lema “Pela unidade da classe e pelo desenvolvimento da cultura, viva o teatro”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA