Actores estão contra a Academia de Hollywood


24 de Janeiro, 2016

Fotografia: Reuters

Um grupo de actores norte-americanos está a manifestar a sua insatisfação contra a Academia de Hollywood pela escolha dos nomeados deste ano para os Óscares, onde não consta nenhum actor  ou actriz negros.

A falta de diversidade étnica  na lista de nomeados deste ano, facto que acontece pela segunda vez, já gerou polémica em actores como George Clooney, que acusou, ontem, a Academia de “ir na direcção errada”. “Temos que melhorar. Costumávamos ser melhores”, comentou George Clooney, que já ganhou por duas vezes o Óscar, juntando-se assim às vozes que já se levantaram contra a falta de diversidade das escolhas da Academia. “Se olharmos para há dez anos atrás, a Academia estava a fazer um trabalho melhor”, disse, recordando as nomeações de Don Cheadle ou Morgan Freeman.
O actor considera que os afro-americanos “têm razão quando dizem que a indústria não os representa bem” e lembrou filmes como “Creed”, “Concussion”, ou “Beasts of No Nation”, que deveriam ter tido mais nomeações. “E só estamos a falar de afro-americanos, para os hispânicos a situação é ainda pior. Temos que melhorar.”
A actriz Lupita NYong’o também manifestou o seu desapontamento pelo facto de, pelo segundo ano consecutivo, não haver nenhum actor ou actriz negros nomeados nas quatro categorias de interpretação. O realizador Spike Lee é um dos que já anunciou que vai boicotar a cerimónia, assim como a actriz Jada Pinkett Smith. Os actores David Oyelowo, Don Cheadle e Cuba Gooding Jr. também manifestaram o seu descontentamento, dizendo que a mudança deve acontecer não só na Academia, mas em toda a indústria cinematográfica
As críticas motivaram já uma declaração da presidente da Academia, Cheryl Boon Isaacs, que também é afro-americana e se mostrou bastante desiludida com as nomeações. “Esta é uma conversa difícil, mas importante e é tempo de fazer grandes mudanças”, disse, anunciando que a Academia vai rever o modo como são escolhidos os membros, de forma a trazer maior diversidade para os prémios do próximo ano.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA