Cultura

Adebayo Vunge narra em prosa o seu pensamento sobre África

“Pensar África” é o título do terceiro livro do jornalista Adebayo Vunge, sobre  a actualidade económica e o política africana,  a ser lançado no próximo dia 4 de Maio, no Memorial António Agostinho Neto (MAAN), em Luanda.

A apresentação do livro editado pela Rosa de Porcelana Editora, com prefácio de José Maria Neves, ex-primeiro-ministro de Cabo-Verde e um posfácio de Archer Mangueira, economista angolano e actual ministro das Finanças, está a cargo do docente universitário José Octávio Serra Van-Dúnem.
“Pensar em África”, explica o autor,  baseia-se num conjunto de textos sobre a actualidade económica e o política africana que foram publicadas entre 2011 e 2015, no Jornal de Angola, onde colaborou por vários anos. O livro aborda uma inovadora visão sobre o Continente Berço na perspectiva do seu desenvolvimento e da sua integração activa na economia mundial, identificando o cumprimento deste desiderato, bem como os principais constrangimento e condicionalismos que ainda imperam globalmente sobre a África.
Para Elísio Filinto da Silva, editor do livro, a visão ousada de Adebayo Vunge sobre os desafios africanos alberga uma série de potencialidades para que seja enquadrada pelas altas instâncias do conhecimento como uma novo aspecto endógena e moderno sobre a África.
No posfácio, o ministro das Finanças lembra que “África não é um continente homogéneo em termos geográficos, culturais, sociais, político e económico. Certamente ganharíamos todos em que cada um dos nossos povos estudasse mais a história e a tradição das diversas civilizações do continente, esbatendo assim as barreiras que ainda persistem”, disse.
O autor vai igualmente apresentar o livro no auditório da sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, a 25 de Maio, Dia de África, e no segundo semestre do ano, está agendada a apresentação do livro no Brasil, assim como a tradução em francês.
África é o terceiro continente mais extenso com cerca de 30 milhões de quilómetros quadrados, cobrindo 20,3 por cento da área total do planeta.  É o segundo continente mais populoso da Terra (atrás da Ásia) com cerca de um bilhão de pessoas (estimativa em 2005), representando cerca de um sétimo da população mundial, e 54 países independentes.
Adebayo Vunge é natural de Luanda. Jornalista e docente universitário é autor dos livros “Dos Mass Média em Angola” (2006) e “A Credibilidade dos Media em Angola”, em 2010. Desempenhou funções diplomáticas na Embaixada de Angola em França e actualmente é o responsável do gabinete de comunicação institucional do Ministério das Finanças de Angola.

Tempo

Multimédia