Cultura

Agentes culturais acertam estratégias

Os agentes culturais e operadores turísticos inscritos em associações vão beneficiar de ajuda, face à restrição das actividades artísticas, causada pela pandemia da Covid-19, afirmou, terça-feira, em Luanda, a ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa.

Fotografia: DR

Durante um encontro de auscultação e contribuições sobre as medidas de alívio económico face à Covid-19, a nível dos agentes turísticos e culturais, Adjany Costa referiu que estão a ser aplicadas medidas a curto prazo, para minorar a situação actual, mas que tudo dependerá da apresentação de uma proposta realística para mitigar os efeitos da pandemia.

A ministra informou que existe já um grupo, constituído por agentes culturais e turísticos, a trabalharem em conjunto com técnicos do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente e do Ministério da Economia e Planeamento, para encontrar uma proposta capaz de aliviar os prejuízos causados pela pandemia. As propostas, explicou, vão ser submetidas à avaliação e aprovação pelos diferentes órgãos do Estado.

Kyaku Kyadaff, um dos participantes, pediu a adopção de um Plano de Desenvolvimento Cultural Nacional. “Com soluções viáveis e políticas exequíveis, os artistas podem contribuir, também, na potencialização do emprego a nível do país”.

Tempo

Multimédia