Cultura

Albano Cardoso expõe obras na Marginal

O fotógrafo e artista plástico Albano Cardoso apresenta a exposição de arte intitulada Ixi-City, no próximo dia 2 de Fevereiro, às 18h30, no novo espaço da Mov’Art, na Marginal de Luanda.

Uma das obras de Albano Cardoso
Fotografia: blah cultural.com

Albano Cardoso junta as palavras kimbundo Ixi e inglesa City para enfatizar grafias e códigos linguísticos distintos, embora com significados idênticos. City representa o espaço, a estrutura e a mobilidade e Ixi, o conceito, o sonho e as emoções.
As obras do artista revelam os seus sentimentos por Luanda, onde nasceu e para onde sempre volta. Albano Cardoso explora, nesta exposição, a sua visão local e global da cidade.
Organizada pela Mov’Art, a mostra de pintura, vídeo, fotografia e instalação vai estar em exibição até 2 de Março.
Albano Cardoso é natural de Luanda, viajou pela África francófona e países do Leste Europeu como desportista da Selecção Nacional de Angola. Recebeu formação pedagógica em línguas (Português e Inglês) no Instituto Normal de Educação. Leccionou no Liceu Mutu-ya-Kevela, em Luanda. Nos anos 90, frequentou a Faculdade de Literatura, Ciência e Artes da Universidade de Michigan, Ann Arbor, nos Estados Unidos da América.
Mudou-se para Portugal onde trabalhou em edição musical, tendo regressado a Angola 16 anos depois. Desde então, utilizou as artes como elemento de abordagem do quotidiano angolano no contexto pós-guerra.
A Mov’Art é uma galeria que representa vários artistas angolanos conceituados. Desenvolve um conceito de galeria móvel e, desde 2014, expõe obras originais em locais icónicos de Luanda e no estrangeiro. Também comercializa obras de arte e presta apoio a artistas plásticos.

Tempo

Multimédia