Angola e Venezuela analisam cooperação


6 de Julho, 2016

Fotografia: Eduardo Pedro

A cooperação cultural entre  Angola e Venezuela foi analisada na segunda-feira, em Luanda, durante uma audiência que a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, concedeu a embaixadora venezuelana acreditada em Angola, Lourdes Elena Pérez Martinez.

Durante o encontro, as duas entidades passaram em revista os laços de cooperação cultural e  de amizade entre os dois povos, tendo como foco as relações bilaterais no domínio artístico-cultural.
A embaixadora Lourdes Elena Pérez Martinez aproveitou o momento para endereçar um convite ao Ministério da Cultura, para se fazer representar com uma delegação artística, em Setembro próximo,  no V festival cultural “Vibrar das Cordas do Sul”, realçando ainda que o seu país tem desenvolvido uma cooperação de irmandade  entre os povos de Angola e da Venezuela.
Na ocasião, a diplomata venezuelana manifestou também o desejo de erguer-se o busto do libertador, pai da nação e símbolo nacional, em Luanda, Simón Bolivar. Recorde-se que foi colocado, numa das artérias da cidade de Caracas, capital venezuelana, o busto do fundador da nação angolana, António Agostinho Neto.
Por seu turno, a ministra  da Cultura, Carolina Cerqueira, manifestou total apoio às iniciativas, com vista ao estreitamento das relações entre os dois países. No encontro, a ministra Carolina Cerqueira a fez-se acompanhar das directoras do Intercâmbio, Suzana de Sousa, e do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa, Marlene Gomes. 

Festival em Moçambique


Angola, através de grupos artístico-culturais, foi convidada a participar na 9ª edição do Festival Nacional de Cultura de Moçambique a ter lugar em Agosto deste ano, em Maputo.
O convite para a participação de Angola foi endereçado pelo embaixador moçambicano, Santos Álvaro, durante uma audiência com a ministra da Cultura de Angola, Carolina Cerqueira. O diplomata moçambicano frisou que o convite a grupos culturais angolanos se enquadra no espírito do protocolo existente entre os dois países na vertente cultural, sendo, portanto, um mecanismo para o reforço das relações bilaterais.
Satisfeito com o grau das relações entre os dois países, Santos Álvaro fez saber que Moçambique e Angola mantêm laços de amizade em vários domínios, com a cultura a ocupar um lugar de destaque. Santos Álvaro realçou que a cooperação cultural  incide mais nas vertentes do livro, audiovisual, cinema, bem como no intercâmbio entre escritores. 
Durante a audiência, a ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, manifestou a disponibilidade da participação de uma delegação angolana no festival, uma oportunidade para se mostrar a diversidade artístico-cultural angolana e reforçar as relações históricas de amizade entre os dois países.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA