Cultura

Angola expõe diversidade e riquezas em Brazzaville

Angola  marcou presença no colóquio Científico Internacional sobre o Reino do Kongo, que decorreu de terça-feira até ontem, em Brazzaville, com uma exposição fotográfica que representa uma síntese das riquezas e diversidade cultural do Reino do Kongo.

Fotografia: DR

Trata-se de uma exposição que retrata todas as dimensões culturais, materiais e imateriais na sua extensão geocultural e inclusive a diáspora e a organização sócio- política e económica do Reino do Kongo. Além da exposição, o historiador e escritor Patrício Batsikama apresentou, no painel um, uma comunicação sobre “Mbongi a nfîndu - Escola de Filosofia do velho Kongo”.
O Colóquio Científico Internacional sobre o Reino do Kongo, sob o lema “Vida e Existência no Reino do Kongo” é uma organização do Memorial Pierre Savorgnan de Brazza, em colaboração com a Universidade Marien Ngouabi. O evento visa ajudar a rebuscar o passado, retomar os contactos com os grandes valores culturais que organizaram as sociedades do Reino do Kongo, entre outros aspectos.
O colóquio foi articulado em quatro painéis, nomeadamente existência e modo de vida, contas entre diferentes culturas, artes e literatura e mulheres e sociedades.

Tempo

Multimédia