Cultura

Angola participa no Festival da Cultura em Moçambique

 Angola vai estar representada no décimo  Festival Nacional da Cultura de Moçambique, que se realiza de amanhã até segunda-feira, na cidade Lichinga, e nos distritos de Chimbonila, Sanga e Lago, na província de Niassa, por uma delegação chefiada pela secretária de Estado da Cultura, Maria da Piedade de Jesus.

Maria da Piedade de Jesus chefia a delegação angolana
Fotografia: Arimateia Baptista | Edições Novembro | Lubango

O Ministério da Cultura informou, em comunicado, que a participação de Angola surge a convite das autoridades moçambicanas, no âmbito da cooperação bilateral.
O festival, cuja programação é preenchida por exposições, espectáculos artísticos e culturais e acções de formação, visa disseminar informações sobre a importância da cultura como vector de promoção do papel da mu-lher, identidade e desenvolvimento sustentável.     
O festival pretende estimular o diálogo entre artistas e criadores para assegurar um intercâmbio mais amplo em prol do respeito intercultural e de uma cultura de paz. A iniciativa destina-se também a reafirmar a importância do vínculo entre a cultura e desenvolvimento, encorajar as acções empreendidas no plano nacional para que se reconheça “o autêntico valor deste vínculo.”
O décimo Festival Nacional da Cultura, que decorre sob o tema “A cultura promovendo a mulher, a identidade e o desenvolvimento sustentável” junta três mil artistas e constitui uma plataforma para valorizar e imortalizar o património nacional, cristalizado ao longo de milénios.
O festival é, igualmente, um espaço para a troca de impressões e reflexão conjunta sobre vários aspectos imprescindíveis para o desenvolvimento cultural.
Um total de 13 expressões artístico-culturais é o que a delegação da província de Maputo vai apresentar no décimo Festival Nacional da Cultura.  Ao todo, 70 artistas vão exibir-se no canto coral e tradicional, danças tradicional e moderna, músicas tradicional e ligeira, gastronomia, humor, teatro, moda, literatura, artes plásticas e artesanato.

Tempo

Multimédia