Angolana entre as melhores


31 de Outubro, 2015

Fotografia: Canal Channel

A criatividade e as inovações na realização em televisão deram a  angolana Hariana Verás o título de melhor realizadora do concurso Top Channel 3, da estacão norte-americana Fairfax Public Access (FPA).

A angolana, que faz parte da FPA desde 2011, realiza e apresenta há três anos o programa “Conheça Angola” destinado a promover a imagem do país nos Estados Unidos.
Hariana Verás disse ao Jornal de Angola que o programa serve para divulgar a diversidade cultural angolana e os progressos registados no país, principalmente a nível económica e social de Angola, além de promover as potencialidades turísticas.  Hariana Verá,  que vive há oito anos nos Estados Unidos, criou em 2011 com outros compatriotas um programa de divulgação da cultura africana, especialmente da angolana.
“A ideia inicial não era obter reconhecimentos, mas estar em pé de igualdade com outros programas profissionais da estacão televisiva e contribuir para a divulgação da cultura africana em geral e da angolana, em particular”, disse.
“O programa é importante por ajudar a mostrar a História e a evolução do continente a partir da visão de africanos, pois muitas a realidade é contada de forma a denegrir a sua imagem”, declarou.  
A realizadora foi também distinguida, em Abril com o certificado de reconhecimento da African Heritage Media pela contribuição do programa na divulgação da cultura africana nos Estados Unidos e outro, igualmente de reconhecimento, atribuído por Donald Grebien, responsável pela cidade de Pawtucket, Estado de Rhode Island.
Um dos grandes destaques do programa “Conheça Angola” deste ano foi a cobertura da participação de estudantes angolanos num programa do Presidente norte-americano Barack Obama, destinado “a descobrir jovens líderes africanos”.
A FPA é uma estacão comunitária, com três canais de emissão televisiva e um de rádio e programas em mais de 14 diferentes dirigidos especialmente população da área metropolitana de Washington.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA