Cultura

Angolanos participam em fórum no Marrocos

Uma delegação angolana integrada pelo embaixador Benigno Vieira Lopes “Ingo” e a directora do Arquivo Nacional de Angola, Alexandra Aparício, participou, na terça-feira e ontem, em Rabat, na quarta jornada do Dia da Língua Portuguesa e da CPLP, que tem como foco a abordagem dos arquivos e os museus.

Alexandra Aparício integrou a delegação nacional ao fórum
Fotografia: DR

Iniciativa do Instituto de Estudos Hispano-Lusófonos de Rabat, o evento organizado em parceria com as embaixadas de Angola, Brasil e Portugal versou sobre o tema “Arquivos e Museus: Protecção e Conservação do Património Cultural e Histórico Comum”.
No discurso, o embaixador Benigno Vieira Lopes “Ingo” salientou as boas relações existentes entre os dois países e lembrou os apoios dados por Marrocos nos anos 60 do século XX, durante o período da Luta de Libertação Nacional. O evento contou com as participações de entidades marroquinas, académicos e estudantes.
À margem do fórum, a directora do Arquivo Nacional de Angola, Alexandra Aparício, manteve ontem um encontro com o director do Arquivo de Marrocos com quem abordou questões relacionadas com a cooperação entre as duas instituições.

Formação na China
Uma delegação angolana integrada pelo director do Instituto Nacional de Formação Artística do Ministério da Cultura, Paulo Kussy, e pelos artistas plásticos Adão Mussungo  e Fineza Teta participam desde segunda-feira na terceira edição do curso de Formação em Desenho Criativo (Creative Design Training), na China.
A formação promovida pelo Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China tem como finalidade dotar os participantes de conhecimentospara a implementação do Plano de Ac-ção de Joanesburgo do Fórumde Cooperação China-África (FOCAC) 2016-2018, e apoiar o desenvolvimento sustentável da Indústria Criativa Cultural dos países africanos.

Tempo

Multimédia