Angolanos são distinguidos


9 de Setembro, 2014

A União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC) é distinguida com uma Medalha de Honra pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA), pelo seu empenho na promoção e defesa dos autores e intérpretes da cultura angolana.

O prémio é entregue durante uma visita de trabalho, a realizar-se de 14 a 17, que o presidente da UNAC efectua a Portugal, a convite da entidade outorgante.
A instituição informou ainda, numa nota de imprensa, que o Conselho de Administração da SPA pretende, com esse acto, aprofundar as relações entre as instituições angolana e portuguesa, reconhecendo o empenho da UNAC na criação de uma entidade de gestão colectiva transparente e competente.
A Medalha de Honra da SPA, refere o documento, é a mais alta condecoração que esta entidade de Gestão Colectiva Portuguesa atribui a todas as personalidades e entidades estrangeiras. Esta, destaca a nota, é a primeira vez que o prémio é atribuído a uma entidade de um país lusófono.
A SPA já atribuiu a Medalha de Honra à realizadora e argumentista Ives Nilly, presidente do Writers and Directors Worlwide, ao cantor e actor Charles Aznavour e ao director de Copyright da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Nações Unidas), David Uwemedimo.  A UNAC assinou em Julho, em Luanda, protocolos com entidades de gestão colectiva portuguesas, com vista a promover a cooperação técnica, científica e humana.
O acordo entre a UNAC e a SPA envolve ainda a criação de um sistema informático que permita à instituição angolana “documentar o repertório representado, cobrar e distribuir direitos”, assim como a “criação de estruturas e distribuição de direitos”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA