Aniversário da agência EFE assinalado com uma mostra


16 de Outubro, 2014

A agência EFE inaugurou, em Santo Domingo, República Dominicana, uma exposição fotográfica comemorativa dos seus 75 anos, com recordações de acontecimentos históricos em todo o mundo.

A exposição “EFE, 75 anos em fotos” foi inaugurada no Museu de Arte Moderna (MAM) pelo ministro dominicano da Cultura, presidente da Agência EFE e do embaixador espanhol na República Dominicana.
A exposição é constituída por 75 fotografias, 50 das quais documentam acontecimentos históricos mundiais, como um encontro em 1940 entre o ditador espanhol Franco e Hitler, a morte do traficante de drogas Pablo Escobar e do terramoto de 1972 na Nicarágua.
A exposição fotográfica tem igualmente retratos do actor mexicano Mário Moreno “Cantinflas”, da cantora cubana Célia Cruz e do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez.
O desporto também está representado na exposição, com imagens da final do Mundial do México de 1970, ganha pelo Brasil, no qual Jairzinho foi considerado o melhor jogador, o título de Espanha na África do Sul em 2010 e a grande actuação de Keylor Navas, guarda-redes da Costa Rica, no Campeonato do Mundo deste ano, no Brasil.
A exposição inclui momentos importantes das carreiras de personagens da política, como Fidel Castro e os Presidentes norte-americano, Barack Onama, e boliviano, Evo Morales.
As fotos das exposição pertencem ao arquivo da EFE, onde há mais de 17 milhões de registos, 12 milhões das quais analógicos e os restantes milhões digitais.
A agência EFE é um serviço de notícias internacional fundado em 1939 na Espanha.
 É a quarta maior agência de notícias do mundo, primeira em idioma espanhol e principal provedor de serviços informativos para os meios de comunicação (imprensa escrita, rádio, televisão e internet) nos países de língua espanhola.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA