Anselmo Ralph em Cabo Verde


16 de Agosto, 2014

Fotografia: Paulo Mulaza |

O músico angolano Anselmo Ralph foi o destaque, na quarta-feira, em Cabo Verde, do espectáculo de encerramento das actividades do Dia Mundial da Juventude, realizado no Estádio da Várzea, na cidade da Praia.

Anselmo Ralph subiu ao palco depois das 22h00, com o Estádio da Várzea esgotado de fãs que gritavam pelo seu nome. O músico cantou “Curtição”, “Assumir Barulho”, “Sem ti”, “Aplauso para ti”, “Estou no Ponto”, “Não me toca” e encerrou com “Muito obrigado”, com o público a acompanhar todas as letras das músicas.
No final do espectáculo, Anselmo disse aos jornalistas que o concerto superou todas as suas expectativas, porque não estava à espera de ver tantas pessoas a cantar as suas músicas. “Fico muito feliz com o acolhimento e desde a primeira vez que vim cá. Fui muito bem recebido pelos cabo-verdianos”, contou.
Com este concerto, o músico angolano cumpriu assim a promessa de dar um espectáculo gratuito na Praia, para compensar os fãs, pois no mês de Maio não terminou o seu concerto, por motivos de saúde. “A última vez que cá estive, por motivos de saúde não consegui terminar o concerto e senti que tinha uma dívida para com a cidade da Praia. Então, decidi que devia fazer um concerto ao ar livre. Fui muito bem recebido aqui na Praia e acho que o público já me perdoou”, sublinhou.
Questionado pela imprensa cabo-verdiana se pretendia cantar algum dia no estilo funaná, Anselmo Ralph disse que era interessante, pois já fez algumas colaborações com Nelson Freitas. “Estou agora a projectar fazer colaborações com outros artistas cabo-verdianos. Para os músicos angolanos é sempre uma honra colaborar com Cabo Verde”, disse.
Em relação ao próximo concerto em Cabo Verde, Anselmo Ralph anunciou que é em 2015 e que está a projectar com a Unitel T+ as datas, mas que ainda não pode avançar nada. “No próximo ano, voltamos, não só para espectáculos na Praia, mas também noutros sítios”, disse.
Em relação à razão do espectáculo, feito para saudar o Dia Mundial da Juventude, Anselmo Ralph aproveitou para dizer aos jovens cabo-verdianos que continuem a lutar para aprender e desenvolver o seu país. “Vejo muito potencial em Cabo Verde, em termos de arte e turismo”, adiantou.
O disco “A dor do cupido”, de Anselmo Ralph, foi até quarta-feira o número um do top de vendas em Portugal, informou o Grupo Chiado, que é a empresa produtora do artista.

Baía das Gatas

O último dia do célebre Festival Baía, de Cabo Verde, ficou marcado pela presença inesperada de alguns músicos de renome, entre os quais o músico angolano Anselmo Ralph, Tchatchi Carvalho, os grupos mindelenses KRAD, Abiotic Worms e Furdunce.
“Foi a concretização de um sonho de criança actuar no Festival da terra dos meus pais”, lançou Tchatchi Carvalho, artista que nasceu nos Estados Unidos.
As primeiras quatro horas do terceiro e último dia do Festival foram preenchidas com os sons do rock, do heavy metal, do hip-hop e de outras fusões, tendo como destinatário o público juvenil.
Outra atracção do espectáculo de encerramento deste ano foi o projecto “Sons de Angola”, no qual Anselmo Ralph era a principal figura de cartaz e soube ser, segundo a imprensa de Cabo Verde, “um digno representante da cultura angolana”.
O 30ª edição do Festival de Música da Baía das Gatas, este ano dedicado à “Morna – nôs alma, nôs morabeza”, ficou marcado pela valorização da morna, pelas actuações e a enorme presença de público. O civismo da população e dos condutores cabo-verdianos na estrada mereceu igualmente nota positiva da organização e das diversas autoridades presentes na Baía das Gatas.
O Festival Internacional de Música da Baía das Gatas teve a sua primeira edição no dia 18 de Agosto de 1984, é realizado anualmente na praia do mesmo nome, a oito quilómetros da cidade do Mindelo, e desde aquela data apenas em 1996 não se realizou, devido a uma epidemia de cólera que assolou Cabo Verde.
A Câmara Municipal, que organiza anualmente o Festival, reserva uma verba no orçamento municipal para fazer face às despesas com a logística, viagens e cachet de artistas de Cabo Verde e do estrangeiro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA