Anselmo Ralph no Festival Baía das Gatas


5 de Agosto, 2014

Fotografia: Dombele Bernardo |

O vereador da Cultura da Administração Municipal de São Vicente, em Cabo Verde, liderou uma visita de reconhecimento à praia da Baía das Gatas e garantiu estar “tudo a postos” para a 30ª edição do festival.

Humberto Lélis afirmou que a autarquia já fez obras de manutenção no palco da Baía, designadamente na cobertura, e que criou mais dois camarins para os artistas, perfazendo agora quatro.
O vereador acrescentou que os muitos jornalistas, nacionais e estrangeiros que habitualmente fazem a cobertura do festival, vão este ano encontrar “melhores condições” de trabalho, já que foram introduzidas melhorias no espaço destinado a estes profissionais.
Humberto Lélis informou a estrada que liga Mindelo à Baía das Gatas, numa extensão de oito quilómetros, está a ser alvo de manutenção, com vista a garantir a segurança total.
O vereador da Cultura do município de São Vicente destacou o “excelente trabalho” que a Electra (produtora e distribuidora de electricidade) está a fazer, colocando na praia muitos mais postes de iluminação pública.
Como já acontece anualmente, estiveram hoje na Baía das Gatas os habituais colaboradores da autarquia, designadamente as Forças Armadas, a Polícia Nacional de Cabo Verde, a Cruz Vermelha e os Bombeiros Municipais, para delinearem o plano de segurança da 30ª edição do mais antigo festival de música de Cabo Verde, que este ano evoca a morna, candidata a património imaterial da Humanidade.
O festival abre na sexta-feira pelas 20h00, com Voz d`Alma, grupo coral do Mindelo. Actuam ainda Vasco Martins & Sabine Kabomgo (Bruxelas), a Orquestra Cesária Évora, cvozes da morna como Ceuzany, Neuza de Pina, Nancy Vieira, Jeniffer Soledad, Constantino Cardoso, Gabriela Mendes, Jorge Sousa, Diva Barros, Solange Cesarovna e Nha Kapa e, a fechar o primeiro dia, Boss AC, cabo-verdiano residente em Portugal. No sábado actuam Vlu & Banda, Grace Évora & Banda, Babado Novo e Meri Antunes (Brasil) e Capleton, intérprete jamaicano do reggae.
Três actuações encerram, no domingo, a edição 30 do mais antigo festival de música de Cabo Verde: Chachi Carvalho, rapper de origem cabo-verdiana residente nos EUA, Djodge & Banda (Portugal) e Anselmo Ralph, de Angola.
A anteceder o festival propriamente estão a ser realizadas um junto de actividades culturais na cidade, designadamente o Mindel Summer Jaz 2014,  que decorreu a 1 de Agosto no Museu do Mar, o festival da Salamansa, a 1 e 2 de Agosto, e um desfile de Carnaval hoje à noite, na cidade, com a participação dos grupos Cruzeiros do Norte, Monte Sossego, flores do Mindelo, Sonhos Sem Limite, Vindos do Oriente e Samba Tropical.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA