Antologia do conto lançada em Lisboa

José Luís Mendonça|
9 de Novembro, 2014

Fotografia: DR

A União dos Escritores Angolanos (UEA), em parceria com a LEYA-Texto Editores, fez sexta-feira na livraria Buchoolz em Lisboa a apresentação da antologia "Estórias Além do Tempo", que inclui 17 escritores de diversas gerações literárias.

A livraria estava a abarrotar de presenças, na sua maioria angolanos, quando Carmo Neto, secretário-geral da UEA, ladeado da representante da Texto Editores, Luísa Rodrigues, e de António Quino, professor de Literatura no ISCED, afirmou que esta antologia é apenas um primeiro passo, que permitiu alargar a mostra de escritores angolanos à disposição dos leitores portugueses e acrescentar valores.
A obra é uma colectânea de 42 estórias, nas quais sobrevivem analogias, relativismos e paradigmas da literatura angolana, disse Carmo Neto, pois tem como autores Arnaldo Santos, o próprio secretário-geral da UEA, Dario de Melo, Fragata de Morais, Henrique Abranches, Henrique Guerra, Isaquiel Cori, João Melo, João Tala, José Eduardo Agualusa, José Samuíla Kakweji, Luís Fernando, Marta Santos, Ondjaki, Pepetela, Roderick Nehone e Sónia Gomes.
Ao tomar a palavra, o apresentador da obra, António Quino, referiu que "Estórias Além do Tempo" enaltece o espaço tradicional angolano graças à heterogénea uniformidade das temáticas que giram em torno do tempo e onde o leitor português pode interiorizar segmentos da literatura angolana devidamente representada pelos 17 autores, sendo eles parte representativa de diferentes regiões do território que no próximo dia 11 comemora o aniversário da sua independência. Presentes estiveram no acto a assinar autógrafos os escritores Roderick Nehone e Luís Fernando, numa cerimónia digna da bandeira angolana que se erguia solenemente no canto da mesa de apresentação. Na verdade, o acto teve a mão “invisível” da Embaixada de Angola em Portugal e ali se encontravam na assistência o primeiro secretário, Abreu Breganha, o adido cultural, Luandino de Carvalho, e o adido de imprensa, Estêvão Alberto.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA