Antologia poética feminina nas bancas

César Esteves
9 de Março, 2016

Fotografia: Domingos Cadência

“O Canto da Kianda” é o título de uma antologia poética escrita apenas por mulheres a ser lançada no dia 16, às 18h00, no átrio da Mediateca de Luanda, pela Editora Acácias e o Movimento Literário Lev´Arte.

Com 84 poemas e 156 páginas, assinados por 17 mulheres, a antologia comporta, entre outros temas, a constante luta por uma justiça social que fortaleça a democracia, o questionar dos códigos comportamentais pré-estabelecidos para a mulher, a desilusão do amor e o sofrimento carregado em silêncio, bem como o assumir, em tom de desafio, de uma identidade feminina independente, com vontade e querer próprios.
  Lueji Dharma, que prefaciou a colectânea, disse que a antologia é um conjunto de poesias que celebram o papel relevante das mulheres no mundo das letras, na medida em que traz para o universo dos leitores uma visão dos ambulantes em corpos de mulher.
“Os poemas propostos por elas, nessa antologia, vão permitir ao leitor descobrir a compaixão mesmo na dor, o desencanto da ingenuidade, a fé apesar dos pesares e a mátria urdida em silêncios, infidelidades, milagres e mistérios divinos”, disse, acrescentando que a obra é, também, mais uma antologia que nasce no feminino no coração, vivência e imaginação das dezassete autoras.
O secretário executivo do movimento Lev´­Arte, Kiocamba Cassua, disse que o livro homenageia as mulheres de todo o mundo. “Procuramos dar voz à mulher poetisa no sentido de expressarem os seus sentimentos e  suas visões sobre o mundo”, disse. Kiocamba Cassua realçou  que todos os poemas são inéditos e a maioria das autoras, com  excepção de Ngonguita Diogo, Mira Clock, Katya Santos, Elisângela Rita e Iracema Cordeiro,  são estreantes.  
Com uma tiragem inicial de 1.500 exemplares, a antologia é apresentada por Lueji Dharma.
“Canto da Kianda” é a segunda antologia do Movimento Lev´Arte e contou com a participação de Ngonguita Diogo ,Suzana Diogo, Djola Guise, Maria Tavares, Helena Dias, Elisângela Rita, Iracema Cordeiro (Popoleta), Sandra Pimentel, Georgina Macuba, Maria Tavares, Hondina Rodrigues, Paula Ribeiro, Alice Cruz, Antónia Soma, Delmira Dinis, Mira Clock e Katya Santos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA