Cultura

António Gonçalves anima debate na UEA

“A Pluridimensão da Poesia” é o título de uma conferência que o escritor António Gonçalves profere hoje, às 18h00, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda, direccionada a jovens autores que se interessam pela poesia.

Escritor profere hoje uma conferência sobre literatura
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Um comunicado de imprensa da UEA, refere que a partir da sua experiência pessoal, como poeta, o autor fez uma incursão pela várias dimensões da poesia, tendo identificado as seguintes: dimensão histórica, geográfica, sociológica, estética, erótica, lírica-amorosa, épica, filosófica, profética, religiosa e a espiritual.
O autor de forma pedagógica, refere a nota, traça o perfil de cada dimensão utilizando exemplos concretos de poemas de autores angolanos e estrangeiros. “O texto divulga poemas de autores com os quais conviveu em encontros internacionais como Tiago de Melo, do Brasil, Corsino Fortes, de Cabo Verde, e Eduardo White, de Moçambique”, lê-se no comunicado.
Ao longo da sua vida como aprendiz de poeta, realça a nota, António Gonçalves visitou vários países que tiveram uma notória influência sobre o seu percurso artístico, nomeadamente Portugal, Suécia, Brasil, Cuba - onde teve a oportunidade de trabalhar dez anos - Espanha, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Nicarágua, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
Durante o seu percurso literário, António Gonçalves teve igualmente oportunidade de conferenciar e partilhar o mesmo palco com poetas representativos, sobretudo, durante a sua sistemática participação no Festival Internacional de Poesia de Havana, onde fazia parte da presidência com o poeta moçambicano Marcelino dos Santos, bem como o poeta Alex Pausides, vice-presidentes da União Nacional de Escritores Artistas de Cuba (UNEAC), organização na qual António Gonçalves foi membro por residir em Cuba.

Tempo

Multimédia