Apurados grupos de Luanda

Mário Cohen |
19 de Outubro, 2015

Fotografia: Mota Ambrósio |

O grupo carnavalesco União Recreativo do Kilamba, do distrito urbano do Rangel, é o grande vencedor da liguilha de apuramento à classe B do acto provincial do Carnaval de 2016, em Luanda, a decorrer na Marginal da Praia do Bispo.

A disputa provincial decorreu ontem no Marco Histórico 4 de Fevereiro, no município do Cazenga, e ficou em segundo lugar o União Juventude do Kilamba Kiaxi, enquanto o  União Unidos do Kilamba Kiaxi ficou em terceiro.
Entre os seis grupos seleccionados para disputar a liguilha, o União Kwenya desistiu da prova e os grupos União Estrela do Pita e Unidos do Cazenga foram desqualificados por não se apresentarem no palco do desfile conforme estabelecido no regulamento da Associação Provincial do Carnaval de Luanda (APROCAL).
Para preencher as três vagas da classe B, disputaram os grupos União Recreativo do Kilamba, União Unidos do Kilamba Kiaxi e União Juventude do Kilamba Kiaxi.
A categoria infantil (classe C), com sete vagas para o desfile do Entrudo de 2016, foi ganha pelo grupo União Cassules do Giza, seguido do grupo Cassules 54. O “Twafundumuka”, do Rangel, foi terceiro classificado. Nas posições seguintes ficaram os grupos Cassules Amazonas do Prenda, Cassules Geração Sagrada, Cassules do Hoji ya Henda, Candengues do Cacuaco e Cassules Mundo da Ilha.  Os grupos tiveram apenas cinco minutos para mostrar o que têm de melhor, tempo insuficiente na opinião dos comandantes. Dois grupos foram desqualificados, Cassules Muxiluanda e Cassules Angola Independente.
Ainda na classe C, desfilaram também os grupos Cassules Fogo Negro, Kolokota, 11 de Novembro, Os Petrolíferos do Sambizanga, Cassules Juventude do Kilamba Kiaxi e Cassules Admiradores do Hoji ya Henda.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA