Cultura

Apuramento feito na sede dos grupos

Eduardo Cunha e Venâncio Victor| Malanje

O Governo Provincial de Malanje triplicou, este ano, a verba do Carnaval, para mais de dez milhões de kwanzas.

Fotografia: DR

A informação foi avançada pelo presidente da Associação Provincial do Carnaval, Quimuanga Artur, acrescentando que os preparativos decorrem a bom ritmo.

Outra novidade desta edição é o apuramento dos grupos para o desfile provincial na sede dos grupos, ao contrário das edições anteriores, em que decorria durante os desfiles. Este método, de acordo com Quimuanga Artur, permite evitar custos elevados para organizar o desfile provincial, tendo como vantagem o aumento dos prémios.
Quimuanga Artur informou que a lista dos grupos carnavalescos que vão desfilar no acto provincial de Malanje vai ser divulgada depois da selecção, de entre 35 grupos, dos quais 18 da classe infantil e 17 de adultos. Quimuanga Artur disse que, embora estejam inscritos mais de 30 grupos, apenas vão ser seleccionados 13, para que haja “um Carnaval à altura”. Participam, ainda, quatro grupos de animação.
A associação trabalha em colaboração com o Gabinete Provincial da Cultura e com o júri, que deve descolar-se às sedes dos grupos onde vai ser feita a classificação.
Confirmaram a participação no Entrudo grupos dos municípios de Kam-bundi Katembo, Luquembo, Mucari e Quela. O vencedor da classe A recebe um milhão de kwanzas, o segundo classificado tem direito a 800 mil kwanzas, e o terceiro a 700 mil kwanzas. O quarto classificado recebe 500 mil, enquanto o quinto 300 mil kwanzas.
Consta das inovações a anulação dos prémios de Melhor Comandante e de Melhor Corte, para permitir que sejam atribuídos prémios de participação, avaliados em 50 mil kwanzas.
Para ajudar na elaboração da indumentária, cada grupo recebe 150 mil kwanzas, contra os 20 mil atribuídos na edição anterior.

Tempo

Multimédia