Arnaldo Calado aposta na formação

Manuel Albano|
11 de Abril, 2015

Fotografia: Santos Pedro

O presidente de direcção da União Nacional dos Artistas e Compositores-Sociedade de Autores (UNAC-SA), Arnaldo Calado, garantiu ontem em Luanda, que a formação dos associados e o fortalecimento das relações de cooperação com o empresariado é uma das prioridades deste ano.

Discursando na cerimónia de tomada de posse da direcção da UNAC, realizada na Assembleia Nacional, Arnaldo Calado disse ser cada vez mais importante que os criadores adquiram conhecimentos no domínio das artes, no sentido de ajudar o crescimento da classe artística.
Motivar os empresários a investir na vertente cultural, como forma de ajudar a dinamizar e desenvolver as actividades artísticas, é também uma das apostas do novo elenco, disse o presidente da direcção, que garantiu ainda que associação vai dar continuidade aos programas, de maneira a permitir melhorias e resolver os principais problemas dos autores.
Apelou aos membros empossados a empenharem-se nas tarefas confiadas, uma vez que a classe se mostra expectante em poder ver seleccionados os seus problemas. “Não vamos cruzar os braços, mas dar uma resposta positiva a todos aqueles que uma vez nos deram o voto de confiança na missão de dirigir a UNAC”, disse Arnaldo Calado. Com a aprovação da Lei do Mecenato, o enalteceu os esforços que o Executivo, que através do Ministério da Cultura, tem vindo a desenvolver para dar respostas objectivas em alguns dos principais problemas da classe artística.
Ambrósio Micolo, director interino do Gabinete Jurídico do Ministério da Cultura, disse que a remuneração dos criadores é uma das principais objectivos do Executivo nos próximos tempo. Encorajou a união dos artistas a procurar trabalhar de forma contínua na resolução dos principais problemas da classe: “É importante que os membros estejam mais unidos, no sentido de juntarem esforços na resolução dos principais propósitos da associação”.
No elenco directivo que tomou posse destacam-se Paixão Júnior (presidente da Mesa da Assembleia-Geral), Arnaldo Calado (presidente de Direcção), José Moreno (vice-presidente da Mesa da Assembleia-Geral), Belmiro Carlos (secretário-geral)  e Massano Júnior (vice presidente). A UNAC é uma associação profissional, proclamada há 29 anos, que congrega compositores, músicos, actores de teatro, coreógrafos e bailarinos. A organização tem seis mil membros em todo o país.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA