Cultura

Arquitecto italiano realça importância dos museus

Mario Cohen

Os museus têm grande importância cultural para a vida de qualquer país, desde os tempos remotos à modernidade, disse o arquitecto italiano Pietro Carlos Pellegrini, ontem, na Universidade Lusíada, em Luanda.

Arquitecto Carlos Pellegrini
Fotografia: DR

Pietro Carlos Pellegrini fez esta afirmação no âmbito da celebração do Dia do Design Italiano. O arquitecto, que falava durante uma palestra, transmitiu as suas experiências para dar a conhecer aos estudantes universitários a sua contribuição para a construção de vários edifícios considerados património histórico da Itália e elevados a bens da humanidade pela Unesco.

Na sua óptica, cada edifício tem a sua história, acrescentando que antes de se construir deve-se fazer um estudo do terreno para se saber que material deve ser utilizado, assim como pode ser tijolo ou bloco.
Pietro Carlo Pellegrini estudou Arquitectura e formou-se na Universidade de Pescara, em 1983. É director científico do Mestrado de Pós-Graduação em Design de Espaço Público baseado em Lucca. Foi professor nas faculdades de Arquitectura de Gênova e Ferrara e ministrou oficinas de Design nas faculdades de Arquitectura de Delft, Nápoles e Veneza. Os seus desenhos foram exibidos na 8ª, 9ª e 12ª edições da Bienal de Veneza. Recebeu vários galardões, como os prémios Andil Opera Prima, em 1992, o Dedalo (1999), o Internacional Eola (2008) e uma menção honrosa para Actividades Produtivas e Instalações Públicas - medalha de ouro para a Arquitectura Italiana - Trienal de Milão, em 2003.
Projectou e construiu várias instalações públicas e conjuntos habitacionais, incluindo o Museu da Catedral, o Claustro, a Casa dos Peregrinos e o Muro da Memória, no Mosteiro de S. Gemma, o Museu Nacional de Quadrinhos e Ilustração e o Polo Tecnológico, em Lucca,assim como a Fundação Lazzareschi em Porcari, o Museu Histórico da Resistência, em S. Anna di Stazzema, e o Memorial Giuseppe Garibaldi, em Caprera. Os seus trabalhos foram apresentados em livros e revistas na Itália e no exterior.

Tempo

Multimédia