Cultura

Arte angolana em Joanesburgo

Criações dos artistas Toy Boy, pela galeria Movart, Ana Silva, Cristiano Mangovo, Januário Jano e Nelo Teixeira, pela This Is Not A White Cube,  representam Angola de 6 a 9 de Setembro em Joanesburgo, África do Sul, na 11.ª edição da FNB Joburg Art Fair.

Fotografia: DR

Entre as 45 galerias seleccionadas para o evento, a Movart, com curadoria da sul-africana Amy Ellenbogen, está representada por Toy Boy, Mário Macilau (Moçambique) e René Tavares (São Tomé e Príncipe).
Depois das férias, a Movart regressa com baterias carregadas e muitas novidades para os amantes das artes plásticas, apresentando uma nova imagem, adequada aos desafios e conceitos que a galeria abraça para o futuro, sem se afastar do principal objectivo, já consolidado internacionalmente, como uma das principais promotoras da arte contemporânea africana.
Os quatro artistas agenciados pela galeria This Is Not A White Cube vão apresentar trabalhos criados especificamente para esta mostra. Nelo Teixeira exibe quatro obras em acrílico sobre papel plástico reciclado, com rebordo em tecido. Ana Silva apresenta seis obras com uma técnica mista de rendas, bordado, tecidos e tinta-da-china sobre acetato e uma instalação.
Januário Jano apresenta um trabalho em técnica mista, tecido, desenho e impressão fotográfica sobre tecido, enquanto Cristiano Mangovo criou três obras em acrílico sobre tela.
Ana Silva e Cristiano Mangovo estão nomeados para o prémio do Novo Artista Africano Mais Influente (Africa’s Most Influential New Artistic Talent). As votações são efectuadas no website (http://fnbjoburgartfair.co.za/fnbjaf20/) e os resultados são conhecidos no final da exposição.

Tempo

Multimédia