Arte angolana exposta na China

Roque Silva|
28 de Outubro, 2014

Fotografia: Cedida pelo artista

“Mambos Urbanos”, a mais recente mostra de Benjamim Sabby, integrada na Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, está patente até 6 de Novembro, em Macau, na Galeria da Fundação Rui Cunha.

A mostra, constituída por dez pinturas em acrílico sobre tela, oito fotografias e uma instalação, reflecte o trabalho do artista nos últimos anos.
A criação das pinturas foi inspirada em paisagens urbanas de Angola, particularmente de Luanda, onde sobressaem os contrastes arquitectónicos surgidos nos últimos anos devido à construção de edifícios que coabitam com os do tempo colonial.
Os contrastes sociais e económicos entre habitantes da zona urbana e da periferia, o intenso e caótico tráfego rodoviário, bem como o comércio de rua são alguns dos aspectos da paisagem que servem de base à exposição.
O artista dedica na nova mostra uma especial atenção ao que designa por “novos heróis urbanos”, expressão que usa para definir as zungueiras, roboteiros, ardinas, engraxadores, quinguilas e lavadores de carros. 
O objectivo, salientou, é homenagear os que ganham a vida nas ruas a fugir de fiscais e polícias “e ocupam actualmente um espaço próprio com muita obstinação”. Benjamim Sabby afirma que são heróis porque adquiriram “um papel relevante na construção da identidade urbana.” A Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa, que começou no dia 21 e termina em 11 de Novembro, destina-se essencialmente a divulgar as músicas e as danças tradicionais chinesas e dos e dos países lusófonos.
O programa da iniciativa inclui também uma wzposição de Eugénio Novikoff Sales, em representação de Macau, na residência oficial do Cônsul Geral de Portugal na China. Os músocos Zé Maria Boyoth (Angola), Boy G Mendes (Cabo Verde), Marina de la Riba (Brasil), Diabo na Cruz (Portugal), Tabanka Djaz (Guiné-Bissau), Kakana (Moçambique), Os Vibrados (São Tomé e Príncipe) e Ego Lemos (Timor Leste) actuaram no âmbito da semana.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA