Arte na areia tem vencedor


19 de Março, 2015

Isabel Hilananho, de dez anos, foi eleita a representante da província do Cunene à segunda edição do concurso de esculturas na areia.

O coordenador do concurso, Arsénio Eduardo, disse à Angop que o BPC Construções foi criado com o objectivo de estimular a arte entre as crianças e o respeito pelo Ambiente.
A vencedora recebeu como prémio uma bicicleta, material didáctico e 20 mil kwanzas. O segundo e terceiro classificados do concurso, realizado no município de Ombadja, foram José Manuel e Junilth Dala.
Arsénio Eduardo informou que participaram 30 crianças, dos sete aos 13 anos. “A ideia é aproximar as artes das crianças. É preciso começar a moldar a futura geração de talentos nacionais”, disse.
O “Construções na Areia” é um concurso de carácter ecológico, ambiental e cultural, cujo objectivo visa contribuir para que as crianças desenvolvam capacidades psico-motoras.
As crianças podem demonstrar os seus dotes criativos de forma livre. Despertar o engenho pelo desenho é outra das finalidades do concurso, que promove ainda valores como a fraternidade, solidariedade, respeito e compreensão, aspectos fundamentais ao desenvolvimento humano.
O vencedor nacional representa o país no concurso internacional, no qual participam crianças de países da Europa e da América do Sul, com destaque para Portugal e Brasil.
Concorrentes da Lunda Norte, Bengo, Cuanza Sul e Cuanza Norte estão  fora desta edição do concurso.
Os semi-finalistas das outras províncias são encontrados em actividades a serem realizadas aos domingos, no mar ou nos rios.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA