Arte na Internet


20 de Março, 2016

Fotografia: Angolan Blogger

A arte angolana pode ser vista e comprada desde ontem a partir da Internet, com o lançamento em Luanda da plataforma Angolan Blogger, um portal digital onde os interessados podem escolher as suas obras favoritas.

A mentora do projecto, Cláudia Mitler, disse que o Angolan Blogger vai permitir a promoção da actividade profissional dos artistas residentes no país e no estrangeiro.
A plataforma facilita o contacto dos artistas e criadores com o público e entidades oficiais e privadas, além de ser uma oportunidade para dar a conhecer o trabalho dos autores e agentes culturais. O portal digital engloba trabalhos de criadores angolanos e também de Portugal, Alemanha, França e Holanda.

Alliance Française

O portal digital da cultura francófona denominado Culturethèque foi apresentado oficialmente na quinta-feira, em Luanda, numa iniciativa da Alliance Française, no âmbito da Semana da Francofonia.
O director da instituição, Brascut Paul, disse no acto de apresentação que a plataforma digital tem 70 mil documentos e conta com 150 mil utilizadores de 93 países. O arquivo dispõe de obras da literatura francófona, africana e infantil, ensaios, jornais e revistas, banda desenhada, documentários, música e jogos para aprender o Francês de forma lúdica.
O público pode baixar músicas africanas, clássicas e de outros géneros, assim como livros e títulos da imprensa, além de outros documentos.
A directora-geral da unidade técnica das Mediatecas de Angola, Catarina Cardoso, manifestou satisfação pelo lançamento da plataforma e sublinhou a sua importância para os usuários daquela rede no país.
Culturethèque (www.culturetheque.com) é uma biblioteca digital gratuita com amplo acesso a conteúdos originais através da rede de Mediatecas de Angola, da Mediateca da Escola Francesa, das instituições da Alliance Française em Cabinda, Luanda e Lubango.
A iniciativa tem o apoio do Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e da Embaixada da França em Angola. A Semana da Francofonia teve início na segunda-feira em Luanda, com a realização de um atelier de literatura.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA