Artista Hildebrando Melo expõe "Vírus" em Portugal


31 de Agosto, 2014

Fotografia: Cedida pelo autor

Hildebrando de Melo “HM” inaugura dia 19 de Setembro, na Galeria Art Lounge, em Lisboa, a exposição de pintura “Vírus”.

Aberta ao público durante 15 dias, a mostra, de acordo com o texto da curadora Suzana Sousa a que a Angop teve acesso, “remete-nos para a ciência, o vírus que nos rodeia, mas a leitura pode ser também mais simbólica e aflorar (…) ainda a vertente humana numa cidade em rápido crescimento, como Luanda”.
A capacidade de transmutação do vírus é assinalada nesta série de pinturas, através de um conjunto de escolhas cromáticas que lhe retiram o olhar científico e nos expõem a “contextos e ou nos permitem questionar esses contextos”.
“Esta perspectiva humana de caracterizar e pensar os processos sociais e históricos de Angola tem sido recorrente no trabalho de Hildebrando de Melo e oferece ao observador uma série de questões à discussão. A proposta Vírus é uma leitura aberta e franca de um país, de uma cidade, da história e da memória”, refere a curadora.
Num outro texto, assinado pelo coleccionador de arte e presidente da Comissão Executiva do Banco de Fomento Angola (BFA), Emídio Pinheiro, é referido que as criações artísticas de Hildebrando de Melo são uma fusão do “olhar profundo sobre a realidade que nos rodeia”, com as suas vivências e influências culturais do mundo contemporâneo.
Hildebrando de Melo interpreta e explora o misticismo e a alma de África como poucos, transpondo para a tela, em simultâneo e com enorme elegância, a agressividade e o equilíbrio, o que torna a sua produção uma simbologia ímpar e de carácter universal.
De 36 anos, Hildebrando de Melo é natural da província do Huambo e participou em seminários com curadores estrangeiros de países como África do Sul, Estados Unidos e Alemanha. É autor de várias exposições individuais e participou em muitas mostras colectivas realizadas em países como Angola, Portugal, Alemanha e Estados Unidos.
Vencedor do Prémio Ensarte 2004, na categoria “Juventude”, uma promoção da Empresa Nacional de Seguros de Angola (ENSA), Hildebrando de Melo é igualmente detentor de um galardão do concurso “Sona Desenhos na Areia” da empresa norueguesa do ramo dos petróleos Nosk Hydro. Tem ainda uma Menção Honrosa do Prémio Ensarte 2014.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA