Artista João Russo apresenta pinturas


3 de Maio, 2015

Obras do artista plástico João Paulo Russo estão expostas até hoje, na galeria Monte Golan, em Luanda, no âmbito das comemorações Dia Internacional do Trabalhador, assinalado sexta-feira.

Nas 50 peças, o artista usou as técnicas oleio sobre tela e acrílico sobre tela, onde demonstra “operários em unidades fabris”, “camponeses lavrando os campos”, “jardineiros”, “varredores de rua”, “vendedeiras ambulantes”, “roboteiros”, “taxistas”, “infra-estrutural em desenvolvimento”, entre outros serviços.
O maior quadro patente na exposição intitulada “Com trabalho faz-se o homem” mede 1,50 metros de altura e 1,20 de largura, e o menor 55centímetros de altura e 50 de largura.
Em declarações à imprensa, João Paulo Russo disse que os quadros revelam a importância do trabalho realizado pelos trabalhadores angolanos em todas áreas do saber e serviços públicos.
“É uma homenagem que faço à estas pessoas, que diariamente trabalham para construir uma sociedade melhor, assente no homem.”
As obras, revelou João Paulo Russo, resultaram da reflexão sobre a sociedade e de depoimentos de funcionários públicos e pessoas que actuam no mercado informal.
“A ideia é mostrar um pouco do outro lado da sociedade, pouco visto ou contado pelos artistas nos seus trabalhos. Porém, é uma visão simples, onde o esforço destes trabalhadores é reconhecida”, justificou o artista plástico.
Nascido em Luanda, João Paulo Russo começou a dar os primeiros passos nas artes plásticas em 1990, tendo participando em várias exposições nacionais e internacionais, com destaque para o Salão de Louvre, na Bélgica.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA