Artista mostra "retalhos"


12 de Março, 2015

Fotografia: Paulino Damião

A artista plástica Marcela Costa mostra até ao próximo dia 20 deste mês, em Luanda, no Centro Cultural Português, actividade enquadrada nas festividades do mês da mulher.


Para esta exposição, denominada “Retalhos e Angola”, Marcela Costa utilizou técnica mista, envolvendo tecidos, esteiras, missangas e tintas, dando corpo a figurações diversas, revisitando a cultura tradicional do país, com uma incidência particular para os povos do Sul.
Em declarações à Angop, a artista comprometeu-se em continuar a trabalhar em prol da cultura nacional. “Retalhos de Angola” marca o regresso de Marcela Costa às exposições, dez anos depois (esteva ausente devido às responsabilidades à frente da galeria Celamar).
Marcela Costa nasceu no Golungo Alto, Cuanza Norte. Fez a sua formação em Luanda no Instituto Industrial, onde tirou o curso de Artes Visuais e posteriormente o curso de Instrutor de Artes Plásticas.
Em 1984, partiu para a Suécia, onde tirou o curso de Tecelagem Artística e suas Superações no Instituto Handarbetets Vanner, em Estocolmo, e Saterslanta Henslojdes Gard, em Dolana. A artista conta no seu percurso com mais de 20 exposições individuais e mais de 30 colectivas, em galerias nacionais e internacionais. A primeira exposição individual foi apresentada em Luanda, na União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA