Artista Pedro Tchivinda expõe obras no Lubango

Manuel Albano |
19 de Novembro, 2014

Fotografia: Cedida pelo artista

A exposição individual “Meu Trato com Samacaca e Outros Tecidos”, do artista plástico Pedro Tchivinda, é inaugurada no final do mês na Mediateca do Lubango, Província da Huíla.

Em declarações ao Jornal de Angola, Tchivinda anunciou que a exposição multidisciplinar vai contar com 30 quadrose tem como objectivo ajudar a enaltecer e preservar o tecido samacaca e outros que têm sido utilizadosem eventos e cerimónias tradicionais.
O pintor realçouque a exposiçãose enquadra nas festividades do 11 de Novembro, data da Independência Nacional, e apresenta quadros com molduras talhadas em pano de samacaca e em outros tecidos.
Os quadrosficam expostos durante 15 dias e a exposição tem como propósito “mostrar ao público a arte feita de tecidos e outros aspectos culturais, principalmente da região sul”, que tem sido a fonte de inspiração artística de Pedro Tchivinda. Os quadros para a exposiçãocomeçaram a ser pintados no ano passado e foram concluídas em Agosto deste ano. “Esta exposição só é possível com o apoio do Governo Provincial da Huíla e empresários nacionais”, referiu o artista plástico.
Anunciou, para o final deste ano, a realização de uma exposição de grafite e tecido, com o envolvimento de artistas nacionais.
Pedro Tchivinda nasceu na província do Namibe e abraçou as artes plásticas em 1979. Até ao momento participouem várias exposições colectivas e individuas, dentro e fora do país.Participou na primeira e segunda edição do Fenacult (1989 e 2014) e a pedido da Igreja Católica, na Huíla, produziu uma obra em bronze, oferecida ao Papa João Paulo II durante a visita que este feza Angola em 1992.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA