Artista plástico Van presta tributo a Neto


3 de Setembro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

“Formas e Cores em Sagrada Esperança” é o título da exposição do artista plástico Van inaugurada na noite de terça-feira, na galeria Tamar Golan, em Luanda, num tributo ao Poeta Maior António Agostinho Neto.

A mostra, que fica patente ao público por um período de 15 dias, comporta 20 quadros de pintura inspirados em poemas de Agostinho Neto.
Segundo o autor, essa mostra é antes de mais nada uma homenagem ao primeiro Presidente da Angola, António Agostinho Neto, que também na condição de grande humanista e exímio poeta deixou um grande legado literário.
“Da sua saga literária, o tópico do meu interesse elegeu o seu livro de poemas ‘Sagrada Esperança’, e dele extraí 20, sobre os quais empreendi toda a minha competência e habilidade para traduzi-los em obras de arte nas modalidades de desenho e pintura”, refere Van.
O artista sublinha que “Formas e Cores em Sagrada Esperança” é o título deste conjunto de obras que não pretende ser uma série de ilustrações no sentido clássico do termo, mas sim a captação imediata da observação e análise de um pintor que se deixa influenciar por momentos únicos e instantâneos, pela força poética.
Os trabalhos apresentados foram feitos com tinta acrílica sobre papel ou sobre cartão e a maior parte contém colagens com matérias diversas - tecidos, areia, plástico e papel - por esta razão são apresentados com molduras, pass-partout e vidro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA