Cultura

Artistas revêem Luanda em residência artística

As candidaturas para a primeira edição da Residência Artística Luuanda, a ser rea-lizada de 7 a 25 de Outubro, na cidade capital, estão abertas até ao próximo dia 10 de Setembro.

Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, o programa de Residências Artísticas Luanda, uma iniciativa do colectivo cultural Pés Des-
calços, é aberto a artistas visuais e curadores emergentes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que expõem em África e na diáspora. As candidaturas devem ser enviadas ao e-mail geral-@pesdescalcoscc.org. Depois o júri selecciona, no máximo, sete participantes entre artistas e curadores. Os resultados são divulga-dos dia 23 de Setembro. A residência tem a duração de três semanas.
O projecto pretende fo-car-se na experiência de vi-ver na Luanda contemporânea, mas seguindo a construção imaginária tão explorada na literatura de escritores como Luandino Vieira, Uanhenga Xitu e Ondjaki, marcada por fluxos migratórios e vários processos de mudança. O projecto tem um enfoque sobre as metodologias e processos de investigação em arte, com pano de fundo a cidade de Luanda e as suas instituições culturais.

Tempo

Multimédia