Artistas da Huíla recriam a paz


25 de Dezembro, 2015

Fotografia: Vladimir Prata

O projecto “Murais da Leba” ganha novos contornos com a participação de três artistas da Huíla, que pretendem mostrar outras propostas estéticas nas paredes da Serra da Leba.

Durante duas semanas, os pintores Padú, Jackson e B.Y. Henrique, todos ligados à Cooperativa de Artistas da Huíla, vão deixar a sua marca e a da província no imponente património localizado na Estrada Nacional 280 e que liga as cidades do Namibe e Lubango.
As obras expostas, disse Padú, que é o presidente da Cooperativa, são uma homenagem à paz alcançada em 2002, que concedeu inúmeros ganhos, como a livre circulação de pessoas e bens. O artista B.Y. Henrique, que pintou um pôr do sol, considerou a paz um feito importante no desenvolvimento do país, em especial por ter ajudado a trazer muitos “filhos da terra” às suas origens.
A representação e exaltação da mulher angolana, enquanto pilar e estandarte da família e da sociedade, continua a ser uma tónica nos trabalhos dos artistas que intervêm nas pinturas dos Murais da Leba, actualmente já com quase três mil metros quadrados concluídos.
O Projecto “Murais da Leba”, que teve início em Agosto deste ano, reúne actividades de carácter turístico e cultural para assinalar os 40 anos da Independência de Angola, tendo como principais focos a pintura de obras de arte em seis mil metros quadrados de parede na Serra da Leba, com a participação de artistas angolanos e estrangeiros. A iniciativa prevê ainda a realização do Festival da Leba.
O director artístico do projecto, Thó Simões, informou que os trabalhos de pintura vão continuar a partir de Janeiro de 2016 e o Colectivo Murais da Leba pretende pedir mais patrocínio, para realizar anualmente o festival.
O criador do projecto, Vladimir Prata, refere que o objectivo é tornar a Serra da Leba um local de atracção turística e cultural ainda mais forte, levando um sem número de pessoas a visitarem este imponente património, e ao mesmo tempo chamar a atenção para a preservação da história, do meio ambiente e das infra-estruturas da região.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA