Artistas de teatro fazem formação

Manuel Albano |
24 de Janeiro, 2015

Fotografia: M. Machangongo

A ministra da Cultura garantiu em Luanda que “está em curso um programa do Executivo” para a construção de centros culturais polivalentes em todo o país, que vai permitir maior divulgação da cultura.

Rosa Cruz e Silva, que fez o anúncio, na Casa 70, na tomada de posse do novo elenco da Associação Angolana de Teatro (AAT), disse que o programa do Executivo permite relançar o teatro nas comunidades. 
O Ministério da Cultura, que está atento aos principais problemas dos criadores de arte, afirmou, continua aberto ao diálogo na procura de caminhos que dinamizem as artes no país.
“Apesar das dificuldades financeiras é possível fazer teatro de qualidade no país”, referiu.
O teatro, como uma das manifestações artísticas capazes de mobilizar e sensibilizar a população, salientou, deve criar formas de ultrapassar os obstáculos, fortalecer o sector e colocar em prática os projectos.
“Vamos continuar acompanhar e apoiar os programas da associação para se alcançarem os objectivos. Estamos melhor preparados do ponto de vista legislativo para darmos resposta aos projectos em carteira no domínio do teatro”, disse. “A reabertura Complexo das Escolas de Arte, na qual se inclui o teatro, a Lei do Mecenato e o programa de apoio e fomento às actividades artísticas fazem parte dos programas de acção do Executivo”, lembrou.
A ministra disse aos grupos de teatro que sejam mais criativos e a organizem festivais nas comunidades, pois “antes de se pensar atingir o mercado internacional é preciso dinamizar as actividades no país”.
Rosa Cruz e Silva também pediu “reforço a comunicação e intercâmbio entre os grupos nacionais de teatro” .
O presidente de direcção da AAT, Adelino Caracol, prometeu dar prioridade à questão do reconhecimento da associação pelas várias instituições do país e que outras apostas do seu elenco são a formação dos actores e levar o teatro às comunidades e escolas.
A comissão directiva da associação, liderada pelo encenador Adelino Caracol, é constituída por 16 artistas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA