Artistas ganham a medalha da Liberdade


17 de Novembro, 2014

Fotografia: AFP

O presidente Barack Obama concedeu a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção civil dos Estados Unidos, à actriz Meryl Streep, ao cantor e compositor Stevie Wonder e à escritora chilena Isabel Allende.

A lista dos condecorados de 19 pessoas inclui economistas, cientistas e activistas. “Estes cidadãos deram uma contribuição extraordinária aos EUA e ao mundo”, disse Barack Obama.
As medalhas são entregues numa cerimónia, que acontece no dia 24, na Casa Branca.
O anúncio divulgado pela Casa Branca salienta que a escritora Isabel Allende “é a autora de 21 livros, que venderam 65 milhões de exemplares em 35 idiomas” e que “integra a Academia Americana de Artes e Letras”.
A escritora Isabel Allende nasceu na cidade de Lima, Peru, em 2 de Agosto de 1942, filha do diplomata Tomás Allende, primo do presidente chileno Salvador Allende. A sua vasta obra liter´´aria inclui sucessos mundiais, como “De Amor y de Sombra” (1984), “Eva Luna” (1987), “La Isla Bajo el Mar” (2009) e “Paula” (1994).
Entre os distinguidos está também a jovem paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prémio Nobel da Paz, que disse à AFP que “a educação é a melhor arma para lutar contra a pobreza, a ignorância e o terrorismo”.
A jovem, de 17 anos, afirmou que tem a esperança que todas as crianças do mundo sem acesso à educação (57 milhões, refere a ONU) venham a ter esse direito. A paquistanesa, que vive na Inglaterra, tornou-se numa figura importante na luta pelo direito à educação das raparigas.
A lista de vencedores da medalha da Liberdade inclui ainda outras personalidades, com destaque para George Bush, Bill Clinton, Nelson Mandela, Shimon Peres, Kofi Annan e Bono.
A Medalha Presidencial da Liberdade, condecoração concedida especialmente pelo Presidente dos Estados Unidos, é a par da equivalente Medalha de Ouro do Congresso, a maior condecoração civil norte-americana.
A medalha destina-se principalmente a reconhecer os que tiveram “uma contribuição especial meritória para a segurança ou interesses nacionais dos Estados Unidos, paz mundial, cultural ou outras importantes iniciativas públicas e privadas”.
Também pode ser atribuída a militares. Com o mesmo nome da extinta Medalha da Liberdade, criada por Harry S. Truman, em 1945, em honra aos civis que participaram da II Guerra Mundial, a condecoração foi criada em 1963 por John Kennedy. Foi a primeira condecoração do país em forma de colar e continua a ser a única condecoração com uma estrela e faixa.
Os agraciados são seleccionados pessoalmente pelo Presidente ou com base em recomendações de políticos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA