Cultura

Artistas nacionais lideram as indicações dos prémios

Roque Silva

C4 Pedro, Lil Saint e Cláudio Fénix são os cantores com o maior número de nomeações na quarta edição dos Prémios da Música Kizomba (Kizomba Music Awards), realizado anualmente em Portugal.

C4 Pedro foi em 2017 a voz masculina mais galardoada com diversos prémios no exterior do país
Fotografia: Kindala Manuel | Edições Novembro

Estão nomeados para o concurso  outros artistas nacionais e de várias nacionalidades, com trabalhos publicados em 2017, nos géneros kizomba, semba e zouk, cujos votos são atribuídos pela internet. Os três angolanos concorrem em igual número de categorias, de um total de nove, algumas como opositores directos.
C4 Pedro está nomeado para as categorias referente a Melhor Música de 2017 e Videoclipe, para as quais tem como oponente Cláudio Fénix, e Artista Masculino, onde concorre igualmente o seu irmão Lil Saint, Cef Tanzy e artistas de outras nacionalidades.
Voz masculina mais galardoada o ano transacto em diversos prémios no exterior do país, mas que curiosamente esteve ausente noutros em Angola, o músico C4 Pedro compete com os temas “Love Again” e “Vou ter saudades”, respectivamente.
Cláudio Fénix está no-meado com a canção “Volta Só Já”. Para Melhor Música de 2017, está também indicado o cantor Cef Tanzy, com “Mulher tem força” e Videoclipe aparece Anna Joyce, com “Também quero”. O cantor Cláudio Fénix concorre ainda para Artista Revelação, na qual estão também nomeados Filho do Zua e Liriany Castro.
O autor dos êxitos “Saia Dela” e “Ndoki”, ambas do CD “Tudo ou Nada”, está nomeado para a categoria de Melhor Álbum e tem como concorrentes Telma Lee, com “Tatuagem”, Kaysha, com “African Prince” e Lil Saint, com “New Day”, esse último que está ainda indicado para  Melhor Produtor, com Wonder Boyz, Smash e Teo no Beat.
Para Melhor Artista Feminina estão indicadas Yola Semedo, Anna Joyce e Telma Lee, para Melhor Realizador estão Klassik, Afro Digital, Blackrose, Digital Motions e Wil Soldiers.
A categoria Melhor Coreografia não tem qualquer artista angolano indicado. Matias Damásio e Anna Joyce foram distinguidos na edição anterior, com os troféus de Artista Masculino e Melhor Artista Feminina, respectivamente. 
A votação encerra no dia 28 de Fevereiro e deve ser feita na página oficial do concurso, www.awards.maiskizomba.com. 
O Mais Kizomba Awards é um prémio anual que distingue profissionais que se destacaram no universo da música digital, nos géneros de música kizomba, zouk e semba, por meio de votos online.

Tempo

Multimédia