Artistas plásticos enaltecem os ganhos da Independência

Roque Silva
9 de Agosto, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

“Libertarte. 40 anos | 40 artistas” é a denominação do concurso criado para reconhecer trabalhos em artes plásticas produzidos durante os 40 anos de independência, que serve também de barómetro para avaliar a produção nacional.

O projecto, que é uma iniciativa da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), inclui todos os artistas nacionais, independentemente do atelier ou da instituição em que são membros. Os interessados devem depositar os seus trabalhos, inéditos e não só, na sede da UNAP e explicar os condimentos técnicos e filosóficos usados para a sua produção. Os trabalhos são avaliados por um júri afecto ao Ministério da Cultura e à União Nacional dos Artistas Plásticos e pelo público, através de boletins disponíveis no site do concurso www.unaplibertarte.ao ou na sede da UNAP.
A iniciativa serve ainda para promover a realização de exposições e a produção de um livro. A divulgação dos melhores trabalhos acontece numa gala por altura da data da Independência de Angola, a 11 de Novembro.
O secretário-geral da União Nacional dos Artistas Plásticos disse que o projecto visa apresentar a evolução das artes em Angola, em termos psicológicos, técnicos e filosóficos, tendo em conta a sua produção durante os 40 anos de Independência. António Tomás Ana “Etona” revelou que a intenção é fazer um balanço das artes plásticas e avaliar o seu contributo na preservação e divulgação da cultura nacional, em particular, e do país, em geral.

Divulgação das obras

As peças em concurso vão estar disponíveis numa exposição, a ser realizada na Baía de Luanda, para a devida avaliação do júri e do público. A mostra fica aberta durante três meses como uma forma de promover também o turismo interno.
O secretário-geral da UNAP revelou ainda que uma parte das obras vai ser exposta em galerias em Portugal, através de um processo conduzido pela representação cultural angolana naquele país, por forma a mostrar o potencial das artes plásticas nacionais no exterior.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA