Artistas plásticos estão em festa

Manuel Albano |
7 de Outubro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

Exposições e ciclos de palestras são realizadas desde ontem em Luanda para marcar o 38º aniversário da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), que se assinala amanhã.

As iniciativas realizam-se na sede da agremiação e no Centro de Imprensa Aníbal de Melo (CIAM  e constam de uma mostra multidisciplinar de arte de criadores da União Nacional dos Artistas Plásticos e da Brigada Jovem de Artistas Plásticos (BJAP).
Para amanhã, está agendada, das10h00 às 11h30, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, uma séries de debates com destaque para “O papel dos artistas e jornalistas na contribuição da identidade nacional”, “A Cultura na comunicação social”, “A Tributação em Angola” e “As artes e as pessoas comuns”.
Para prelectores e moderadores foram convidados o jornalista Albino Carlos, o docente universitário Jomo Fortunato, a artista plástica e docente universitária Assunção Roxo e o jurista Joaquim Sérgio Correia Simão. O secretário da União Nacional dos Artistas Plásticos para as actividades culturais e intercâmbio disse ontem, ao Jornal de Angola, que com a realização destas actividades, com a participação de artistas, estudantes de arte e professores universitários, pretende-se reflectir sobre dinâmica artística no país. 
“Queremos criar debates que possam trazer subsídios para o enriquecimento da instituição. O país está a comemorar os seus 40 anos de existência e nada melhor, num período em que a agremiação completa 38 anos, analisar o passado, presente e o futuro desta associação que vela pelos interesses da classe”, disse Kabudy Eli.
O responsável anunciou a existência de vários projectos em carteira para um maior movimento artístico no país, de modo a que se tenha uma melhor percepção do que se produz e melhor orientação dos artistas, no sentido de se continuar a promover as artes plásticas.
A realização, com regularidade, de exposição nacional de artes plásticas, no sentido de ajudar a promover os criadores nacionais, abrindo-lhes às portas para o mercado internacional, tem sido um dos grandes ganhos da UNAP, criada ao 8 de Outubro de 1977.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA