Cultura

Artistas reúnem com o candidato do MPLA

Manuel Albano

A classe artística angolana foi convidada para se inteirar, hoje, às 9h00, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, das propostas de  solução dos problemas que afligem os artistas de diferentes áreas, bem como a acção dos promotores culturais, num encontro com o candidato do MPLA à Presidência da República, João Lourenço.

Fotografia: JAImagens | Edições Novembro

Trata-se de um encontro de auscultação, onde vão ser ouvidas as preocupações dos artistas de Luanda, em representação da classe artística nacional.
Encontrar uma saída para os constrangimentos sociais e económicos enfretados pelos criadores e associações em que estão filiados vão, também, ser analisados no decorrer da reunião, no âmbito da apresentação do manifesto eleitoral do MPLA para o sector cultural.
Em declarações ao Jornal de Angola, o presidente em exercício da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), Santos Júnior, informou que os artistas vão apresentar a situação social débil em que muitos cantores e instrumentistas vivem.
Santos Júnior sugere o aumento da verba destinada às associações constante numa das rubricas do Orçamento Geral do Estado (OGE), que permita desenvolver actividades culturais com mais frequência.
O secretário-geral da Associação Angolana dos Profissionais de Cinema e Audiovisual (Aprocima), Francisco Keth, disse que vão solicitar ao candadito que o próximo Governo crie um fundo para o cinema, para promoção da produção regular, quer de ficção quer de documentário.

Tempo

Multimédia